Depois do golpe de estado que proibiu o Solidariedade e instaurou a lei marcial na Polónia, o General Jaruselski que tomou o poder à frente duma junta militar foi visitar a Virgem Negra de não-sei-quantos e começou a queixar-se à Virgem do facto da sua acção não ter sido compreendida pelo povo polaco, que passara a desprezá-lo. Era difícil para ele suportar um tal desprezo e o que ele queria era que a Virgem o ajudasse. De repente a virgem falou:
-E como é que eu te posso ajudar?
-Ó Virgem! -exclamou Jaruselski -Se, por exemplo, fizesses com que eu podesse caminhar sobre a água como Jesus, o povo polaco como é profundamente religioso interpretaria isso como um sinal divino de que a razão está do meu lado.
-OK! -respondeu a virgem - Será feita a tua vontade. Amanhã dirige-te ao rio Visla, e caminharás sobre a água como Jesus o fez.
O General foi para casa e começou a pensar: "Será que não sonhei ter falado com a Virgem? Pelo sim pelo não, é melhor ir bastante cedo, quando houver ainda pouca gente, não vá fazer figura de urso."
E assim foi. No dia seguinte, de madrugada, dirigiu-se a margem do rio. À excepção de 2 pescadores na margem oposta, não havia ainda ninguém. Jaruselski aproximou-se com cuidado, pôs o pé em cima da água, e... milagre! A água tornara-se sólida! Começou então a atravessar o rio...
Entretanto na outra margem um dos pescadores vira-se para o outro:
-Olha lá, estás a ver aquele tipo a caminhar pela água? não será o General Jaruselski?
-Pois é! Olha-me só esse filho da Puta, nem sequer nadar sabe!!!
No comments:
Post a Comment