Tuesday, September 15, 2009

A História do Tio Bóris!

Depois de muito batalhar e graças às novas leis da ex - União Soviética, o tio Boris conseguiu permissão para emigrar para Israel, igual a muitos outros camaradas russos. Porém, ele queixava-se: discriminavam-me, não desejavam que eu saísse, investigavam-me todo o tempo, se eu sou uma boa pessoa. Por fim, concordaram com a sua saída.
No dia da partida, na Alfândega, um oficial russo revistou as bagagens de tio Boris e, de repente, abriu uma mala e perguntou-lhe:
-Que é isto?
-Perdão -disse Boris -você deve perguntar 'Quem é este?'. Este é um busto do camarada Estaline, nosso querido ideólogo e grande dirigente do partido. E eu levo-o para nunca mais esquecer-me dele.
-É verdade -disse o guarda -ele pensava diferente dos judeus, porém felicito-lhe. Passe.
O Tio Boris chegou a Telavive e quando é revistado na Alfândega, o oficial israelita abriu uma mala e perguntou-lhe:
-Que é isto?
-Perdão -disse Boris -você deve perguntar 'Quem é este?'. Este é o maldito ditador anti-semita Estaline por quem sofremos tantas desgraças e misérias. Trago este busto para não esquecer-me de seu rosto e ensinar aos jovens quem nos fez sofrer tanto.
-Bom senhor, acalme-se –disse-lhe o guarda - você já está agora em Israel, pode passar. Vá ver a sua família, que certamente aguarda-o...
E tio Boris foi recebido com grande alegria pelos seus irmãos, sobrinhos e restante familiares. Vão todos para o kibutz (fazenda colectiva), onde haviam preparado uma grande festa para recebê-lo.
Quando chegaram em casa, disse-lhe um sobrinho:
-Tio, venha ver primeiro os seus aposentos, deixar as suas coisas e refrescar-se, e logo acompanhou-o ao quarto, ajudando-o com as suas coisas.
E quando Boris abriu a mala e colocou o busto sobre a sua cama, o sobrinho perguntou-lhe:
-Tio Boris, quem é este?
-Perdão -disse Boris -Tu deves perguntar 'O quê é isto?'.
Isto, meu querido sobrinho, são cinco quilos de ouro puro.

No comments: