Thursday, June 22, 2006

Vamos todos usar esta ferramenta!

Na Grécia Antiga, Sócrates foi abordado por um amigo...

- Sócrates, sabes o que acabei de ouvir acerca de um dos teus alunos?

- Espera um momento.
- Disse Sócrates
- Antes de continuares, quero fazer-te um teste, chama-se o teste das 3 Peneiras.
- Teste das 3 Peneiras?!
- Sim.
- Continuou Sócrates
- Antes de me dizeres seja o que for acerca do meu aluno, vamos peneirar aquilo que me queres dizer.
A 1ª Peneira é a verdade. Tens a certeza absoluta que o que me vais dizer é verdade?
- Não... eu só ouvi...
- Tudo bem.
- Disse Sócrates
- Então não sabes se realmente é verdade ou não.
Vamos tentar a 2ª Peneira. A Peneira da Bondade. Aquilo que me vais dizer acerca do meu aluno é algo bom?
- Nem por isso...
Então Sócrates continuou.
- Queres dizer-me algo mau acerca dele mesmo sem saberes com certeza se é verdade?
O amigo ficou embaraçado. Sócrates continuou...
- Ainda tens a hipótese de passar o teste porque existe uma 3ª Peneira, a Peneira da utilidade. O que pretendes dizer acerca do meu aluno vai ser-me muito útil?
- Acho que não.
- Bem...
- Concluiu Sócrates
- Se o que me queres dizer não é verdade, nem bom, nem útil para mim porque mo queres dizer?!
O amigo estava envergonhado!

No comments: